Dúvida na Escolha da Especialidade Médica – Widoctor

Dúvida na Escolha da Especialidade Médica

Dúvida na Escolha da Especialidade Médica

Pergunta : Jayse (Universidade de Mogi das Cruzes)
olá Dr! estou concluindo 1 ano de formada e devido duvidas de especialidade acabei trabalhando por esse ano para prestar agora no final do ano. fiquei em duvida em especialidades distintas mas que a maioria seria pre requisito para clinica medica o que me deixa frustrada porque teoricamente o tempo de residência é algo que queria com menos tempo. mais pontuando em ordem decrescente de prioridade onde morar ( sou de campo grande -Ms quero exercer minha especialização lá apos terminar tudo aqui em são Paulo mesmo com medo do mercado de trabalho por não conhecer e não ter contato com hospitais de lá,  remuneração , rotina ( gosto de dinâmico estar em ambulatório , hospital , procedimentos invasivos ) , qualidade de vida queria ter pelo menos final de semana . enfim minha faculdade inteira foi voltada em cardiologia e esse ano pensei em dermatologia principalmente pela qualidade de vida . minha duvida é no mercado de trabalho de ambas e qual eu teria mais satisfação profissional , gosto de dinamismo , pacientes doentes mesmo que possa ter acrescentado em algo para ele . me ajudaaa !

Resposta :

A escolha da especialidade médica deve ser feita com bastante tranquilidade e bem racionalmente porque vc vai trabalhar nela por mais 30 ou 40 anos após a residência.

Assim, não deve se precipitar em escolher uma especialidade apenas, por exemplo, por ser de acesso direto e encurtar seu tempo de formação.

É comum ao chegar próximo do final do curso médico, o estudante ficar em dúvida na escolha da especialidade pelo fato de se sentir atraído por mais de uma especialidade.

Isso é bem justificável se considerarmos que são 54 especialidades oficiais de acordo com o Conselho Federal de medicina, sendo comum se gostar de mais de uma delas.

De qq modo, a escolha deve ser o mais racional possível pois serão muitos anos de atividade laboral e o médico deve se sentir feliz e confortável com o seu dia a dia.

Na escolha da especialidade, devemos levar em consideração basicamente 3 aspectos :

  1. Que qualidade de vida essa especialidade me permite ?
  2. Quais são as possibilidades de ser bem remunerado ?
  3. Que tipo de paciente vou atender ?

A terceira pergunta deve ser fundamental na sua escolha, já que vai lidar com esse tipo de paciente por muitos anos, sendo importante que esse contato seja confortável para você.
Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :

  1. Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
  2. Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
  3. Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia, pediatria, neurocirurgia…

Sugiro que vc faça o teste vocacional de nosso site e analise com carinho as 5 primeiras especialidades apontada no seu teste.
O teste procura “casar” sua personalidade com as características de cada especialidade
No nosso site, seção carreira médica vc encontra informações sobre praticamente todas as especialidades

De qq modo, entre Cardio e Dermato, talvez vc vá ser mais feliz com a Dermatologia, principalmente pela melhor qualidade de vida e mais fácil inserção no mercado de trabalho da sua cidade natal.

Sucesso

Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.