Dúvida na Escolha da Especialidade – Widoctor

Dúvida na Escolha da Especialidade

Dúvida na Escolha da Especialidade

Pergunta : Glauber (Universidade Luterana Brasil)
Boa tarde! Primeiramente agradeço a existência do teu site porque é extremamente esclarecedor. Gostaria de tirar uma dúvida contigo e também um conselho. Estou com algumas dúvidas sobre a viabilidade do caminho que penso (considerando que vou me formar com 33 anos já que sou advogado já) em seguir. Sou apaixonado por Medicina Intensiva, mas também por Pneumo, Reumato e Nefro. Na sua opinião, seria possível e viável seguir uma das 3 especialidades e aliar com intensiva? Considerando minha idade e mercado, qual o caminho o senhor me indicaria e, caso seja viável a Intensiva, deveria fazer ao final de uma das 3 especialidades mais 2 anos da RM em Intensiva? Desde já, agradecido!

Resposta :

É comum o estudante de medicina gostar de mais de uma especialidade, porém necessita escolher apenas uma, pois seria difícil conseguir se manter atualizado em mais de uma especialidade. Além disso, normalmente a classe médica não vê com bons olhos os profissionais que atuam em diferentes especialidades.

Ser Pneumo, Reumato ou Nefro e dar plantões em UTIs é até viável, mas nunca será visto como intensivista.

Além disso essas especialidades exigem pré requisito de clinica médica, o que vai retardar mais ainda sua formação se quiser fazer uma residência de Medicina intensiva.( exemplo 2 anos de clinica mais  2 anos de pneumo e mais  2 anos de medicina intensiva )

Os programas de residência médica em Medicina Intensiva tem duração de 2 anos e tem como pré requisito 2 anos de residência em Clínica Médica, anestesiologia ou cirurgia geral.

No seu caso, acredito que o melhor caminho seria a residência de clínica médica de 2 anos e depois a residência de medicina intensiva de mais dois anos.

Sucesso
Mário Novais

widoctor

Os comentários estão fechados.